A migração massiva dos consumidores para a Internet tem obrigado grandes, médias, e pequenas empresas a adaptar-se ao mercado digital. Sem contar com os recursos disponíveis nas grandes empresas, as PMEs têm enfrentado maiores obstáculos para implementar estratégias de marketing digital com sucesso.

Para ajudá-lo a não perder vendas e novos clientes preciosos, que neste momento estão a navegar pela web à procura do seu negócio, iremos identificar aqui, 5 erros que estão a impedir que a sua empresa cresça na era digital.

 

Erro #1 | Ignorar Um Facto: A Maioria dos Seus Clientes Está na Internet!

pme1fonte: http://braddowney.com/archive/2004/ignore

Independente do setor, indústria, atividade, ou dimensão do seu negócio, os seus clientes estão online. Sabia que os portugueses já passam mais tempo na internet (5 horas/dia) do que a ver TV (3,1 horas/dia)? Pois é! Viver a reclamar que o seu negócio não cresce, e que está a perder dinheiro, não vai resolver o seu problema. Siga a tendência e comece a pensar a sério sobre como o seu negócio pode tirar vantagem do mercado digital, em vez de ser sua vítima!

 

Erro #2 | Não Ter Um Website Profissional

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fonte: http://braddowney.com/archive/2004/ignore

 

Muitos empresários pensam que não precisam investir na presença da sua marca online porque são uma empresa local. No entanto, atualmente são mais de 7 milhões de portugueses a usar a Internet, estimando-se que em 2020 sejam mais de 8,7 milhões. Para o nível atual de exigência dos utilizadores na internet ter um website profissional é sinónimo de: 1º) O site não ter imagens distorcidas ou com qualidade muito baixa; 2º) O site abrir as páginas rapidamente; 3º) Last but not least, o site tem que ser responsivo (i.e. adequar-se ao dispositivo do visitante: desktop, mobile e tablet). Faça um simples teste ao site da sua empresa agora, abra a sua home page pelo portátil, smartphone, e tablet. O que achou? Se o seu site apresenta exatamente a mesma página nos 3 dispositivos, muito provavelmente ele não cumpre com nenhum dos três requisitos acima, você tem um problema grave porque mais de 2,7 milhões utilizadores de smartphones e tablets não estão a conseguir ter um bom acesso ao seu negócio pela internet…

 

Erro #3 | Contratar um Programador Local para Criar o Seu Website ou Loja Online

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fonte: http://img-9gag-fun.9cache.com/photo/azLM7op_700b.jpg

A depender do tamanho do projeto que a sua empresa deseja implementar no mercado digital online, o desenvolvimento de websites e lojas online pode se tornar uma tarefa hercúlea, e uma fonte geradora de muitas dores de cabeça, requerendo investimento elevado, com muitos erros e problemas (os famosos bugs), prazos alargados de execução – projetos de maior envergadura frequentemente levam uma E-TER-NI-DA-DE para estabilizarem – e, consequentemente têm um retorno muito baixo no curto prazo. Para além disso, o website criado por um programador local necessitará sempre de manutenção no futuro, ficando dependente da disponibilidade deste profissional para atualizá-lo, o qual poderá falhar consigo quando mais precisar dele, por exemplo, quando por algum motivo o seu site ficar fora do ar, e, pode ter a plena certeza que isto vai acontecer um dia! Portanto, se não tem experiência com desenvolvimento de tecnologia web (sites, aplicações, lojas online, etc), e não precisa criar uma loja online do tamanho da Amazon.com, uma escolha de baixo custo, baixo risco e maior retorno de curto prazo, pode passar pela utilização de templates WordPress, ou, um website builder tipo Wix, ou Shopify. Outra opção – totalmente nacional – é a plataforma omeuwebsite, uma solução desenvolvida por uma empresa portuguesa para empresas portuguesas, a qual oferece suporte gratuito em português e planos de design para criar um site personalizado para si.

 

Erro #4 | O Site da Empresa Não Aparece de Forma Profissional no Google

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fonte: Print Screen

Muito provavelmente o google será o principal canal de acesso ao site da sua empresa. Não aparecer de todo (ou não aparecer com uma boa descrição profissional do seu site) quando as pessoas fazem pesquisas relacionadas ao seu negócio ou à sua marca quer dizer que o seu site é um zombie digital, um morto-vivo, está ativo mas morto! Por este motivo o trabalho de otimização para motores de busca (SEO) do seu website é sempre um bom investimento. A primeira impressão que os potenciais clientes vão ter da sua empresa será com base na forma como o seu negócio aparece descrito na página de resultados do google (SERP), efetivamente é muito importante que todas as páginas do seu site tenham títulos únicos, e descrições bem escritas. Siga as recomendações do próprio google e revise os snippets e títulos das páginas do seu site 😉

 

Erro #5 | Não Estudar Como Funciona a Internet e o Marketing Digital

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fonte: – http://www.123rf.com/photo_56646343

A carapuça serviu-lhe? Empresários brilhantes são passíveis de cometer este erro. Não precisa ser um especialista em WebTech, mas deve estudar e procurar perceber bem os princípios básicos sobre como funciona a internet para o seu negócio, caso contrário, pessoas com três meses de experiência vão parecer-lhe experts, e, acredite que isto vai custar-lhe caro, muito caro mesmo. Naturalmente, o problema é que você já está sobrecarregado/a, e tem N outras razões pelas quais gostaria de simplesmente ignorar a Internet e o Marketing Digital. A boa notícia é que a web também joga a seu favor, permitindo-lhe adquirir conhecimento, testar as suas estratégias e aprender rápido! Não se deixe intimidar pelo marketês falado na indústria de tecnologia, com seus milhares de acrônimos e abreviações: BR, GA, API, PPC, SEO, SEM, SMM, BID, CPA, CPC, CPM, CTR, GDN, KPIs… O Marketing Digital é vasto e cheio de termos técnicos que realmente podem deixar-lhe completamente por fora do que se está a falar. Entretanto tudo isto pode ser aprendido bem rápido, e, o sucesso do seu negócio certamente passa por aqui.

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Ps: Gostaria de saber o que significam todos os acrônimos e abreviações do marketing digital? Faça download da sua cábula.

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