No marketing digital tudo é mensurável. É, por isso, muito importante saber que ações e campanhas trazem melhores resultados no final do funil, para que possam ser otimizadas de forma a entregar continuamente os melhores resultados para a sua empresa.

Para isso é necessário utilizar uma medida de lucro capaz de avaliar o desempenho da empresa. É aqui que surge o ROI (Return on Investment) ou seja, o Retorno sobre o Investimento, que pode ser calculado da seguinte forma:


No entanto, no que respeita ao Social Media, o ROI é uma métrica difícil de definir e, por isso, muitas vezes posta de parte. O que está errado! É importante saber sempre para onde está a ser dirigido o investimento, mesmo que este não seja monetário (tempo, recursos humanos), e se valerá a pena continuar com a ação ou descontinuá-la e alocar o tempo a algo mais lucrativo.

É possível calcular o ROI de Facebook Ads, Google Ads e até do Email-Marketing. As redes sociais não são diferentes, e não calcular o ROI deste canal é um erro. Ninguém quer investir dinheiro num canal que não traz valor para a empresa. Nesse sentido vamos apresentar neste artigo as principais métricas a que você ou a sua equipa devem recorrer para medir o ROI de Social Media da sua empresa e o que deve fazer para implementar uma estratégia eficaz neste canal.

Para estipular o ROI de Social Media é preciso ter em conta todos os recursos direcionados para as redes sociais: todos os custos, como já foi falado em cima – humanos, formações, softwares, agências ou consultores – e os ganhos, ou seja, a concretização dos objectivos definidos para a campanha ou estratégia de Social Media.

Um exemplo de cálculo de ROI de Social Media para uma campanha poderia ser:

Gastos:

  • Custos com recursos humanos: 1300€
  • Ferramentas de gestão: 80€
  • Promoção de conteúdo: 500€
  • Total de custos: 1880€

Resultados:

  • Vendas: 20
  • Valor médio por venda: 500€
  • Faturação: 10.000€

ENTÃO O ROI É DE:

Ou seja, por cada euro que foi investido nas redes sociais nesta campanha, a empresa ganhou 4,32€! O que significa que o investimento neste canal digital retorna numa faturação 4,32 vezes superior ao valor investido:

  • Em termos absolutos o investimento de 1880€ resultou em 10.000€ de faturação, ou seja, um lucro de 8120€

E esta é a grande vantagem do marketing digital em comparação com o marketing tradicional: conseguirá saber sempre qual o verdadeiro retorno do seu investimento!

Os objetivos definidos para a sua campanha devem ser mensuráveis e trazer algum valor real para o seu negócio. Infelizmente, ainda é muito comum definir o aumento do número de “Gostos” na página ou nas publicações como objetivo de uma estratégia de redes sociais, as chamadas “métricas de vaidade” – não há um valor real a tirar daqui, mas sentimo-nos sempre bem por ter uma página com muitos seguidores.

As métricas que deve ter em conta na análise da sua presença nas redes sociais são as mesmas, na sua maioria, que analisa nas campanhas dos outros canais. São elas:

  • Reach – o número de pessoas a que conseguiu chegar através de social media
  • Tráfego para o site
  • Leads
  • Vendas
  • Receita gerada

Para além da análise destes pontos que, como já referido anteriormente, devem ser comuns a todos os canais, existe ainda uma métrica a que deve prestar atenção, pois é esta que lhe vai dizer se o conteúdo produzido é relevante para o seu público-alvo, ou se as suas publicações aparecem no feed social dos seus possíveis clientes e eles simplesmente ignoram:

  • Engagement Rate: Taxa de interação do público com o seu conteúdo (comentários, partilhas, cliques para o site)

Estar presente nas redes sociais NÃO se trata apenas de criar a página, esperar que os seguidores apareçam e partilhar uma fotografia a cada 3 meses; estar presente numa rede social e contactar com os seus clientes é um compromisso que deve ser levado a sério caso não queira perder a credibilidade junto do seu público. Esse compromisso passa por mostrar-lhes conteúdo relevante e o Engagement Rate é a forma mais concreta de perceber se o seu público está interessado.

Para terminar, deixo-lhe alguns pontos a ter consideração numa estratégia eficaz de Social Media:

  • Estabeleça objetivos mensuráveis e alcançáveis: pretende aumentar a sua Engagement Rate ou o número de leads? É importante que estes objetivos sejam definidos no princípio da campanha e as otimizações sejam feitas de forma a lá chegar. Estabeleça objetivos reais de acordo com o tempo ou investimento que será alocado à campanha.
  • Defina as métricas a seguir: das métricas referidas acima, identifique qual delas define o sucesso da sua campanha de acordo com o objetivo definido.
  • Crie conteúdo relevante: quando falamos de Social Media, o ponto mais importante a reter é que as suas campanhas apenas podem atingir os objetivos se o seu público perceber o valor do conteúdo que lhes está a mostrar.
  • Analise os resultados: estabeleça um prazo limite para a campanha ou para a avaliação dos objetivos; utilize a fórmula de ROI para Social Media para saber se o retorno foi positivo. Não se esqueça que para aplicar esta fórmula deve considerar não só o investimento na divulgação da campanha mas também os outros gastos logísticos relacionados com a campanha.

As redes sociais são cada vez mais indispensáveis no Marketing Digital, agora só precisa de saber como as transformar num canal capaz de gerar valor para a sua empresa!

Ficou com alguma dúvida sobre Social Media ou Marketing Digital? Fale connosco!

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