“O conteúdo é rei!”: é uma das frases mais ouvidas hoje em dia no mundo do marketing, principalmente no marketing digital.

Neste artigo vou enumerar 6 princípios básicos que deves ter sempre em conta quando criares conteúdo para partilhar com os teus clientes e potenciais clientes.

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1 – Resolve o problema do cliente

Os clientes chegam ao teu website com um problema concreto, por isso antes de pensares no que queres alcançar e como lhe podes vender o teu produto ou serviço, pensa primeiro em como o podes ajudar a resolver o problema que o fez chegar ao teu website.

 

2 – Tem de ser real

Para que consigas resolver o problema do cliente precisas de escrever acerca de assuntos com os quais ele tem dificuldades, e para isso precisas de uma visão real. Fala com a equipa de vendas ou equipa técnica, mas mais importante, fala com os teus clientes! Tenta perceber que problemas concretos eles precisam de resolver.

 

3 – Tem de ser simples

O teu cliente não é estúpido. E tu não és mais inteligente do que o teu cliente. Mas ele também não tem tempo para tentar perceber expressões técnicas complexas. Usa uma linguagem simples e concreta!

 

4 – Tem de ser humano

Frases e parágrafos curtos resultam melhor. Evita palavras complicadas e linguagem muito genérica. O trabalho de um criador de conteúdo é destruir clichés!

 

5 – Entrega valor imediato

O cliente deve terminar de ler o teu conteúdo e conseguir pôr imediatamente em prática o conselho ou dica que lhe deste.

 

6 – Faz conteúdo de que te orgulhes!

Não te acomodes ao que toda a gente faz nem desistas se encontrares um obstáculo. Esforça-te por criar conteúdo de valor e de qualidade, do qual te orgulhes. Isto vai tornar o teu trabalho mais fácil 😉

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Para que consigas pôr em prática estes 6 princípios deixo-te também com algumas perguntas que deves fazer a ti próprio antes de partilhares conteúdo:

1 – Isto ajuda o meu cliente?

Estás mesmo a resolver o problema do cliente ou a mascarar informação sobre o teu produto ou serviço como se fosse um conselho?

2 – O conteúdo está direcionado a um problema específico, tangível e real do meu cliente?

O teu conteúdo vai de encontro a uma necessidade específica do cliente ou está generalizado?

3 – O conteúdo é útil?

Para que consigas resolver o problema do cliente, o teu conteúdo deve conter passos concretos que ajudem o teu cliente a ultrapassar os obstáculos.

4 – Entrega valor imediato?

O teu cliente pode acabar de ler o teu conteúdo e aplicar as soluções imediatamente?

5 – Estás orgulhoso do resultado?

Estás mesmo a resolver o problema do cliente ou a mascarar informação sobre o teu produto ou serviço como se fosse um conselho?

1 – Isto ajuda o meu cliente?

Está simples? Parece humano? É algo que eras capaz de partilhar com os teus amigos?

 

São estes os princípios que utilizas no teu processo de criação? Partilha connosco em baixo as tuas experiências com o marketing de conteúdo!  
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