O mundo da tecnologia, do marketing digital e das redes sociais impacta cada vez mais a forma como nos comportamos socialmente, consumimos e fazemos negócios, o que consequentemente vai influenciar (ou pelo menos devia!) o comportamento digital das empresas.

Uma forte presença online aliada a uma estratégia de marketing digital bem definida pode trazer grandes vantagens a custos muito mais baixos. Ao longo deste artigo vou apresentar 10 razões pelas quais deve escolher o marketing digital ao invés do marketing tradicional.

 

1: Equitatividade

No marketing tradicional torna-se difícil concorrer com grandes marcas com orçamentos igualmente grandes, já que os custos deste tipo de marketing, como revistas, TV ou rádio podem ser elevados. Isto deixa as PME’s muitas vezes fora da competição. Já no marketing digital, com uma estratégia de marketing sólida, uma boa segmentação e as ferramentas certas, as marcas, independentemente da sua dimensão, competem ao mesmo nível.

2: Custos reduzidos

Os canais utilizados para difusão de uma campanha no marketing digital (Facebook, Google, LinkedIn…) têm um custo significativamente mais baixo do que os canais utilizados no marketing tradicional (TV, rádio, imprensa escrita). Com 500€ de investimento, numa plataforma como o Facebook, pode mostrar o seu anúncio a cerca de meio milhão de pessoas (!!) e saber exactamente quantas foram impactadas pelo conteúdo!

3: Fácil de medir

Após a implementação de uma campanha de marketing digital, existem diversas ferramentas que o ajudam a acompanhar de forma rápida e fácil os progressos da mesma: quantas pessoas viram, quantas efectuaram determinada ação ou quantas tiveram curiosidade de saber mais sobre a empresa no seu site. No marketing tradicional, para que consiga ter acesso a estes dados, é necessário esperar algum tempo, para além de que o processo é mais complicado e as conclusões menos credíveis.

4: Resultados em tempo real 

Não tem de esperar semanas para ver resultados! No marketing digital consegue acompanhar o aumento do tráfego para o seu site, o aumento de subscritores, das vendas, etc., tudo à distância de um botão e em tempo real!

5: Refinamento da estratégia

Já foi referido que as ações de marketing digital são fáceis de medir e podem ser controladas em tempo real. É assim possível realizar otimizações na estratégia e/ou campanhas quase instantaneamente, cortando custos onde não há retorno, mudando a mensagem ou até mesmo descobrir oportunidades que não foram consideradas anteriormente.

6: Desenvolvimento da marca

Um bom site, com conteúdo de valor dirigido às necessidades de uma audiência específica, uma boa estratégia de redes sociais e campanhas de email personalizadas são excelentes formas de divulgação da sua empresa, reconhecimento da marca e boas fontes de angariação de clientes.

7: Maior exposição

O seu negócio pode ser conhecido e reconhecido em todo o mundo através de uma única campanha! Já imaginou os custos deste tipo de exposição nos canais de marketing tradicional? A não ser que seja uma “Coca-Cola” são praticamente impensáveis!

8: Viral

É muito mais fácil partilhar conteúdo e informação sobre uma empresa no digital: a utilização de botões de partilha no site permite a qualquer pessoa partilhar o conteúdo de forma rápida e fácil com os seus amigos e conhecidos. Envolver o cliente com o seu conteúdo e incentivá-lo a partilhar aumenta o nível de exposição, como vimos no ponto acima, e sem custos acrescidos para o seu negócio!

9: Não Intrusivo

No mundo digital o público tem um maior controlo do que vê, já que na maior parte das vezes é ele mesmo quem vai à procura do conteúdo e por isso escolhe o que é relevante para a sua pesquisa. Mas o marketing digital também permite uma melhor segmentação da audiência, colocando o conteúdo certo em frente do utilizador certo (se as coisas forem bem feitas) fazendo assim com que a marca não se torne intrusiva e que tenha uma melhor performance.

10: Maior interação

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No marketing digital é mais fácil “pedir” ao cliente que tome alguma ação, como visitar o site, ler sobre os produtos/serviços e dar o seu feedback imediato, visível não só para si, mas para o seus potenciais clientes.

As vantagens de trabalhar com o marketing digital são claras: para além de uma maior controlo sobre as ações, há também um maior controlo sobre os custos, que são também menores do que no marketing tradicional. Por isso não perca tempo e comece já a planear o sucesso da sua empresa no mundo do marketing digital!

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